Olaaaaá pessoal... Não apareço por aqui à alguns dias, pois minha ultima postagem foi antes do natal, sabe como é né? Final de ano aparece muita coisa pra fazer.. Então resolvi dá uma paradinha e postar um texto sobre Homem e Sociedade pois faz parte de ciências humanas e eu particularmente gosto muuito espero que também possam compartilhar desse conhecimento...
SER HUMANO, CULTURA E SOCIEDADE
Inato= de nossa natureza. (sign.)
Nenhum de nossos padrões de comportamento coletivo é herdado geneticamente, eles são adquiridos e para isso dependemos do convívio com o meio social. Quero deixar claro ao nascermos não temos tendências naturais: em ralação a crença nem a qualquer tipo de alimentação. Tudo em nossa vida coletiva desde a nossa língua ao vestuário, os hábitos rotineiros, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade é resultado de aprendizagem da cultura.
Numa colmeia a abelha já nasce rainha, as formigas por comportamentos inatos cortam folhas para carregarem. Já nós seres humanos somos diferentes a partir do convívio com o meio aprendemos a escolher, tomar decisões, nortear caminhos que nos levam a objetivos de ser quem somos.
Atualmente cercados pelas comodidades culturais em uma sociedade moldada pela tecnologia e pelo mercado, fica difícil nos imaginarmos como de fato somos: Um animal cultural. Somos uma espécie modelada pela cultura.
Substituímos o comportamento dos impulsos instintivos (preservação da espécie por meio da alimentação, reprodução e abrigo) pelas regras de conduta social. Antropologicamente a cultura foi definida no século XIX por Edward Tylor, como um "conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a moral os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade".
Quanto mais somos expostos a situações mais compreendemos e nos tornamos pessoas mais seguras de nossas decisões.
Na ciência não há uma ideia única ou prova que garantam quais traços de cada indivíduo seriam "inatos" ou "adquiridos". A filosofia do homem também não representa um consenso.
Alguns exmplos:
# Tal pai, tal filho. - parece que há uma herança genética nessa frase.
# É de pequenino que se torce o pepino. - há uma defesa do comportamento adquirido.
# Diga-me com quem andas, e te direi quem és. - Novamente a importância da sociedade e da socialização.
Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal. Para nos desenvolvermos como ser humano, precisamos da referencia de comportamento dado pela sociedade. É a partir dessa perspectiva que podemos reconhecer que cada um de nós é um "indivíduo-social".
Para finalizar, portanto consideramos "indivíduo" e "sociedade" aspectos inseparáveis para falarmos de seres humanos.