segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A fala de nada serviria se vazia de cultura. Geertz-

Olaaaaá pessoal... Não apareço por aqui à alguns dias, pois minha ultima postagem foi antes do natal, sabe como é né? Final de ano aparece muita coisa pra fazer.. Então resolvi dá uma paradinha e postar um texto sobre Homem e Sociedade pois faz parte de ciências humanas e eu particularmente gosto muuito espero que também possam compartilhar desse conhecimento...
  
SER HUMANO, CULTURA E SOCIEDADE
Inato= de nossa natureza. (sign.)  

Nenhum de nossos padrões de comportamento coletivo é herdado geneticamente, eles são adquiridos e para isso dependemos do convívio com o meio social. Quero deixar claro ao nascermos não temos tendências naturais: em ralação a crença nem a qualquer tipo de alimentação. Tudo em nossa vida coletiva desde a nossa língua ao vestuário, os hábitos rotineiros, nossa noção de moral, enfim, tudo o que compartilhamos ao viver em sociedade é resultado de aprendizagem da cultura.


Numa colmeia a abelha já nasce rainha, as formigas por comportamentos inatos cortam folhas para carregarem. Já nós seres humanos somos diferentes a partir do convívio com o meio aprendemos a escolher, tomar decisões, nortear caminhos que nos levam a objetivos de ser quem somos.

Atualmente cercados pelas comodidades culturais em uma sociedade moldada pela tecnologia e pelo mercado, fica difícil nos imaginarmos como de fato somos: Um animal cultural. Somos uma espécie modelada pela cultura. 

Substituímos o comportamento dos impulsos instintivos (preservação da espécie por meio da alimentação, reprodução e abrigo) pelas regras de conduta social. Antropologicamente a cultura foi definida no século XIX por Edward Tylor, como um "conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a moral os costumes e todos os hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade".

Quanto mais somos expostos a situações mais compreendemos e nos tornamos pessoas mais seguras de nossas decisões.

Na ciência não há uma ideia única ou prova que garantam quais traços de cada indivíduo seriam "inatos" ou "adquiridos". A filosofia do homem também não representa um consenso.

Alguns exmplos:

# Tal pai, tal filho. - parece que há uma herança genética nessa frase.

# É de pequenino que se torce o pepino. - há uma defesa do comportamento adquirido.

# Diga-me com quem andas, e te direi quem és. - Novamente a importância da sociedade e da socialização.

Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal. Para nos desenvolvermos como ser humano, precisamos da referencia de comportamento dado pela sociedade. É a partir dessa perspectiva que podemos reconhecer que cada um de nós é um "indivíduo-social".

Para finalizar, portanto consideramos "indivíduo" e "sociedade" aspectos inseparáveis para falarmos de seres humanos.
 




terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Xuxa Meneghel enfrenta shopping lotado para últimas compras de Natal

Por: Fernando Alves.

A Eterna "rainha dos baixinhos" Xuxa Meneghel na tarde desta segunda (22) esteve em um shopping da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Muito Discreta ela olhava e analisava algumas peças de roupas com a ajuda de um vendedor da loja.

Ao lado de seu "namorado" que segurava uma flor ela parava e era reconhecida pelos fãs que pediam para tirar algumas fotos, Xuxa atendia aos pedidos com carinho. Ao entrar em outra loja e analisar sapatos ela se rendeu aos óculos!




ÚLTIMAS - Dilma sanciona sem vetos o texto que regulamenta a guarda compartilhada.

Texto havia sido aprovado no Senado no final de novembro.
Justiça deverá compartilhar guarda mesmo sem acordo entre os pais. 

 

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça (23) a lei que regulamenta a guarda compartilhada no país. A Sansão foi publicada no dia de hoje no "diário oficial da união" a lei entra em vigor instantaneamente.

A proposta estabelece que a justiça deverá conceder guarda compartilhada ao pais mesmo quando não houver acordo entre eles quanto a guarda do filho. A lei prevê que o tempo de convivência entre os filhos deve ser dividido de forma "equilibrado" entre pai e mãe. Eles serão responsáveis por decidir em conjunto, por exemplo, forma de criação e educação da criança; autorização de viagens ao exterior e mudança de residência para outra cidade. O juiz deverá ainda estabelecer que a local de moradia dos filhos deve ser a cidade que melhor atender aos interesses da criança.

Pelo projeto, a guarda unilateral será concedida apenas quando um dos pais abrir mão do direito ou caso o juiz verifique que o filho não deva permanecer sob a tutela de um dos responsáveis. Neste caso, quem abrir mão da guarda fica obrigado a supervisionar os interesses da criança.

domingo, 21 de dezembro de 2014

PARABÉNS A MIM NESSE DIA TÃO GRANDIOSO..! 21/12.

Bom diaaaa galerinha acordei muito feliz hoje, o motivo? Estou completando mais uma primavera. Todo ano é sempre a mesma coisa mas sempre fico ansioso, receber felicitações de pessoas queridas é como ganhar o maior e melhor de todos os presentes que poderiam vir embrulhados. 

Não sei vocês, mas, no meu niver me sinto "importante" e é assim que tem que ser, afinal o dono da festa sou eu néh. rs! 

Fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar e suportar velhos problemas. Sorrir novos motivos e chorar outros, fazer aniversário é amadurecer mais a cada ano e olhar a vida como uma dádiva de Deus.

O dia está só começando e o melhor é todo meu... haha brincadeiras a parte, fazer aniversário é aprender com tudo aquilo já vivido, significa em meias palavras que você está ficando mais (velhinho) experiente com a vida. Em um ano você rir, chora, erra, decepciona-se, acerta e faz um montão de escolhas que serve para te deixar mais cabeça.

PARABÉNS A MIM NESSE DIA TÃO GRANDIOSO..! \o/



sábado, 20 de dezembro de 2014

Nunca desista de seus sonhos de AUGUSTO CURY autor de pais brilhantes, professores fascinantes.

Olaaaá pessoal, antes de tudo eu quero pedir que vocês não reparem nas fotos, porque não são profissionais, mas, tirei com muito carinho pra mostrar o que ganhei, já faz alguns dias. Nas horas vagas em casa quando não estou no celular rs. Sempre arranjo um tempo pra ler.


Confesso que achei o titulo meio... [frases prontas] mas, como não podemos julgar um livro pela capa, comecei nas primeiras palavras e quando vi já estava na pág. 50, acho que devorei. rsrs!
 






















Já tinha ouvido falar muito dos livros desse autor AUGUSTO CURY, não sabia que ele era psiquiatra e pesquisador de psicologia apenas que ele escrevia livros de autoajuda. 

O livros fala de sonhos que são como uma bússola que norteiam caminhos a serem alcançados e conta a história de três grandes nomes de pessoas que jamais desistiram do seus sonhos, teriam todos os motivos para desistirem de lutar. Mas conseguiram chegar aonde chegaram por acreditar em seus projetos. 


























Olha, tenho que falar! Ao lê-lo me senti várias vezes motivado a sonhar. É incrível como histórias de pessoas que lutaram por aquilo que acreditavam, nos envolve de tal maneira e nos 
faz viajar nas vontades mais ocultas de realizar nossos maiores desejos sejam eles grandes ou pequenos.























Não sei qual foi a história que eu mais gostei, Acho que as três... 

Fica aqui minha dica de leitura e presente para aquele alguém especial: pai, mãe namorada, tio, tia, esposa... até a próxima. Abraços!


A cada tempo de férias.

Viagens, festas, amigos, diversão palavras assim lembram apenas uma : FÉRIAS !
Ah, férias ! Seja de inverno ou verão, todo estudante adora. Afinal, não é sempre que não se tem aula por um tempo, nao é sempre que nós vemos pessoas distantes. Férias! Podiam existir a cada 15 dias !
Férias, tempo de descanso e ao mesmo tempo diversão. Tempo de encontrar quem não vemos, viajar, sair e curtir ! Tempo de namorar, de rir e chorar. Tempo que não dura pra sempre.
Histórias ? A cada tempo de férias, novas histórias aparecem. Umas engraçadas, outras nem tanto. Umas românticas, outras desastradas. Umas com muitas festas, baladas e tal, outras em casa. Umas com os amigos , outras com a família.
Férias no inverno cheias de brigadeiros, filmes, abraços. Férias no verão cheias de praias, piscinas, sorvete, baladas.
Férias, não importa o tempo ou a data o importante é que elas existam !



Pé de maconha usado como árvore de Natal é apreendido no PR.

Policiais militares de Sarandi, na região norte do Paraná, apreenderam na manhã desta segunda-feira (8) um pé de maconha que estava sendo utilizado como árvore de Natal na casa de Alexandre dos Santos Souza, 20, conhecido como "Branco".

O arbusto, com quase 1,5 metro de altura, estava enfeitado com miniaturas de papai noel e bolas natalinas. 



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O que usar no Ano Novo? Entenda o significado das cores.

Ano Novo está chegando e os rapazes já começaram a pensar no look da virada de ano. As peças costumam valorizar as principais tendências da temporada, além do que também incorporam as principais tradições da data.

A escolha da roupa depende muito do tipo de festa, que pode ser tanto em locais abertos e despojados ou em locais fechados e arrojados. Decidido o local da festa é hora de partir para a escolha do look, lembre-se! Não escolha um look que tenha apenas uma boa aparência, você poderá ficar desconfortável no ambiente. Preze por conforto na escolha da roupa, geralmente festas de ano novo são badaladas e você terá que dispor de muita mobilidade no local. 


Uma escolha bem casual e leve. Camisa fechada+short+Chinelo e um cinto pra quebrar o tom branco entre a cintura. Para os que não gostam da monotonia da cor branca pode usar uma camisa com estampa e um short ou calça com barra dobrada, um chinelinho também cai bem.


Para a praia o pedido são peças leves, se você entende o significado das cores pode passar a virada com muito estilo, mas caso contrário invista nas cores tradicionais, volto a frisar conforto é sempre a melhor escolha. Então use um chinelinho para ir ao réveillon na praia.

Antes de montar o look de ano novo, vale a pena conhecer a simbologia das principais cores. Confira:
Branco: traz paz para o ano que vai começar.
Vermelho: atrai paixões e garante mais energia.
Roxo: melhora a espiritualidade.
Verde: renova as esperanças e contribui com a saúde.
Laranja: estimula o bom desempenho nos estudos.
Rosa: a cor ideal para encontrar um amor de verdade.
Azul: simboliza tranquilidade, calmaria e segurança.
Amarelo: é a cor da autoconfiança e da sabedoria. Também contribui com a vida financeira.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Dezembro, o melhor mês do ano.


Faaaala galerinha já tinha alguns dias que não escrevia, falta de "tempo" rs. Mas aqui estou e o assunto da vez é o fim de ano Claro! Estamos já em DEZEMBRO e logo logo estaremos pulando as ondinhas de 2015.

O Natal é o mês que eu mais gosto, é completo! Festas, presentes, férias comidas, rever os parentes (melhor parte) tirando a tia chata que te enche de perguntas - tá namorando? vai casar? quando? ughruuuu.
























Mas minha gente o natal é mágico, não estou falando de papai noel. Digo, dos sentimentos que ficam a flor da pele, ficamos todos vulneráveis por compaixão ao próximo ficamos até mais compreensíveis com filhos, esposas, pais, irmãos tudo por esse arrebatador espírito do verdadeiro natal, a correria aumenta, - tenho que fechar minha escala até dia 23. Vou pedir folga no dia 24. Todos querem estar com a família, seus entes queridos, amigos e pessoas que amam. 






















Mas, o bom mesmo é que depois do Natal ainda tem mais... acabou? Não!
- Caros amigos convido todos vocês a passarem o réveillon comigo no melhor estilo. hahaha... Virada de ano é aquele momento de reunir os amigos colocar a melhor roupa. Branca? Acho que sim, é o que reza a lenda (Um ano repleto de paz).

Ir à praia e pular as sete ondinhas, por quê sete? Vamos lá, ao pular as sete ondas você invoca Iemanjar que te dar forças para passar por cima das dificuldades do ano que está chegando.  Ah, e não esqueça de fazer um apanhado do que passou e do que você quer alcançar no novo ano. Abrace os amigos a família não se importe com nada nem com ninguém afinal você lutou o ano todo e merece viver momentos ímpares, contagie quem estiver por perto com sua felicidade,  abra o champagne e comemore a vida, o dom da "vida".  FELIZ FIM DE ANO! são meus votos. 

Tchau meus queridos. Até a próxima!




sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A milagrosa dieta "detox". Sera mesmo?

Galerinha hoje o assunto é ou melhor são: As dietas "detox" - aquelas que emagrecem dez quilos como um passe de mágica. Será mesmo? 

Sabemos que essas dietas são conhecidas por desintoxicar o organismo, a base de alimentos vegetais e frutas frescas. Mas quem consegue de uma hora pra outra virar do avesso na alimentação? Claro uma força de vontade aqui uma disciplina ali, ajuda muito quando se quer perder peso. Não é?

Vamos com calma. O tipo mais comum de dieta de desintoxicação é uma desintoxicação à base de alimentos. Muitas dietas de desintoxicação populares, como Dieta Detox alimentar, se baseia neste tipo de cardápio para eliminar toxinas e liquido do seu corpo. 

Já fiz várias dietas, algumas pesadas, ficava horas sem comer. Pude chamá-la até de dieta das 8 horas. Outras mais leves, comia de três em três horas, - acho que não deu muito certo. O motivo? falta de disciplina. Logo larguei de mão! 

Então vamos ao que interessa a "milagrosa" Detox, é uma dieta na qual se exclui as substancias da lactose, cafeína, glúten entre outras. Por pouco tempo, essas restrições não chegam a fazer mal, mas se permanecerem por um longo período, podem oferecer perigo ao organismo, que sentirá falta dessas substâncias.

Então minha galerinha muito cuidado com essas dietas que prometem o ceu e terra em tempos curtos pois emagrecer é uma questão acho que a maioria da população já saiba, de reeducação alimentar. Em quanto tempo? - Pode Levar anos nesse processo! Espero ter ajudado. ABRAÇOOOS!!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A menina que roubava livros... Leitura da vez, ja comecei e são só elogios!


Uma amiga certo dia disse-me que leu um livro ao qual a história era muito envolvente. Fiquei curioso, pois estou numa fase de estudos, devorando tudo que me vem a frente (livros), claro nem tudo fica guardado em nossas janelas do subconsciente. Mas, to fazendo a leitura da vez " A menina que roubava livros" indicada por essa pessoa muito especial a qual me referi no começo do texto. O livro é ótimo realmente - envolve. Estou nas primeiras pág. vamos esperar os próximos capítulos,  pena que não posso contar-lhes o que acontece quero que vocês leiam... vale a pena! abraçoooss.

sábado, 18 de outubro de 2014

Acre pode ser porta de entrada do vírus ebola no Brasil

Por: Jardel Angelim
Direto de Rio Branco

Todos os dias cerca de 50 imigrantes atravessam as fronteiras do Acre, em Assis Brasil, pela estrada do Pacífico, distante 330 km da capital Rio Branco. Além dos haitianos, chegam ao estado também os senegaleses, vindos da África Ocidental. O continente foi onde começou a maior epidemia mundial da atualidade, a contaminação pelo vírus ebola. Sabendo dessa situação, os acreanos começam a se preocupar com a facilidade de entrada dos africanos no estado.

Imigrantes africanos ficam em abrigos em Rio Branco, capital do Acre
Segundo eles, o problema é a falta de monitoramento na fronteira. “Eu não tenho nada contra a entrada deles aqui no Acre, mas com essa doença que se espalhou pelo mundo, a gente fica com medo que ela chegue aqui também com os africanos”, retrata o almoxarife Célio Negreiros, que mora em Rio Branco.

O medo é real e poder ocasionar problemas a todo o país. Em entrevista a uma TV local, o governador Tião Viana (PT/AC) disse que já noticiou o assunto ao Ministério da Saúde. “Eu mandei três informações formais ao ministério da Saúde dizendo que hoje nós temos mais de 140 senegaleses no Acre, onde está acontecendo o ebola na África”, declarou. O governador falou ainda que no estado também há imigrantes de Serra Leoa, região africana que já teve todos os seus distritos registrados com casos da doença.

Controle x Medo

Apesar de estar perto dos países com mais índices da contaminação do vírus, o Senegal conseguiu controlar a doença, segundo informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). A médica infectologista da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Rossana Macedo, explicou que o ebola só é transmitido quando os sintomas já estão aparentes. Portanto, os possíveis africanos que chegam ao estado com a doença seriam logo identificados, uma vez que a informação é que eles demoram até 40 dias de viagem até o Acre.

No entanto, os próprios imigrantes garantem que quem tem mais condições viaja por apenas 11 dias para chegar ao estado pela fronteira de Assis Brasil. De lá eles pegam um táxi e seguem para um abrigo em Rio Branco e depois para as regiões Sul e Sudeste do país. Como o vírus fica encubado até 21 dias, é impossível saber se os imigrantes estariam infectados sem um controle adequado. Alguns municípios do estado já possuem equipamento e tiveram profissionais da saúde treinados sobre o risco da ocorrência do ebola, mas as fronteiras continuam abertas sem uma fiscalização da entrada dos africanos.

Os homens são de Marte e é pra lá que eu vou.

Fernanda e Claudio estão em lua de mel e acordar bonita é essencial!  Preview do 4º episódio GNT

Fernanda e Claudio estão vivendo todas as maravilhas do amor, enquanto Nathalie está decepcionada com sua vida de solteira e Aníbal tenta sair da crise em que está seu casamento. Para afogarem as mágoas, Aníbal e Nathalie resolvem sair e se divertir e no dia seguinte descobrem que dormiram juntos. A produtora tem a oportunidade de realizar uma apresentação para futuros investidores. Claudio ajuda Fernanda e Aníbal a preparar a apresentação, mas a confusão causada pela ‘noite de amor’ de Nathalie e Aníbal pode pôr tudo a perder: um vídeo sensual dos dois ameaça estragar todo o evento.

Horário de verão começa no domingo em 10 Estados e no DF e vai durar mais.

Do UOL, em São Paulo 18/10/2014.


Moradores dos dez Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal devem adiantar os seus relógios em uma hora à 0h deste domingo (19). Moradores das regiões Norte e Nordeste do país não participam do horário de verão.

O horário de verão deste ano vai ser mais longo que dos últimos anos. Começa no domingo e vai até 22 de fevereiro do próximo ano, totalizando 126 dias. Nos últimos 15 anos, a medida durou em média 121 dias.

A lei determina que o horário de verão comece no terceiro domingo de outubro e termine no terceiro de fevereiro. Como este ano vai coincidir com o Carnaval, a medida será estendida por uma semana.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deve resultar em uma diminuição de 4,5% no consumo de energia elétrica no horário de pico, das 18h às 21h.

"Com o horário de verão, buscamos um melhor aproveitamento da luz do sol e maior racionalidade no uso da eletricidade", afirma o secretário de energia elétrica do ministério, Ildo Grüdtner.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Vaticano 'volta atrás' e ameniza abertura a gays na Igreja.

As alterações sinalizaram as tensões vivas entre bispos conservadores e progressistas na assembléia.

O papa Francisco ajusta seu solidéu durante audiência semanal
na Praça São Pedro, no Vaticano, na quarta-feira.



O Vaticano fez mudanças cruciais na tradução em inglês de passagens sobre homossexualidade em um documento polarizador nesta quinta-feira, amenizando uma mensagem que vinha sendo vista como uma grande mudança de tom em relação aos gays. 
As alterações sinalizaram as tensões vivas entre bispos conservadores e progressistas na assembleia a portas fechadas, conhecida como sínodo, na qual se debatem temas voltados à família como homossexualidade, divórcio e controle de natalidade. 

Entre as mudanças estão a substituição da frase "acolher estas pessoas (homossexuais)" pela nova versão "prover para estas pessoas". 
A palavra "fraternal" em uma passagem que clamava a necessidade de “um espaço fraternal” para homossexuais na Igreja foi apagada da tradução do italiano para o inglês sem explicação. 

O documento provisório emitido na segunda-feira, meio termo do sínodo de duas semanas com cerca de 200 bispos de todo o mundo, foi saudado por grupos de direitos gays e progressistas da Igreja como um avanço, mas causou o repúdio dos conservadores. 
Exibindo uma mudança de tom dramática, o documento declarou que os homossexuais têm “dons e qualidades a oferecer” à comunidade católica e indagou se o catolicismo pode aceitar os gays e reconhecer aspectos positivos do casamento do mesmo sexo. Não houve alterações na tradução destas passagens. 

Os conservadores haviam prometido mudar a linguagem na versão final, a ser divulgada depois do fim do encontro, no domingo. 
Um porta-voz do Vaticano disse na sexta-feira que as mudanças foram feitas depois que alguns participantes apontaram erros na primeira tradução em inglês, a única alterada. 
Mas repórteres presentes a uma entrevista coletiva questionaram a nova tradução, dizendo que ela não é fiel ao texto em italiano, que não foi modificado e que o Vaticano considera como o texto oficial. 

“Sou italiano, e isso não é uma tradução. É uma falsificação”, tuitou Massimo Faggioli, teólogo e historiador que está escrevendo sobre a assembleia.

A versão italiana mantém a palavra “accogliere”, que significa “acolher”, e não “prover”.

A Igreja Católica ensina que as tendências homossexuais não são um pecado, mas os atos sim, e se opõe ao casamento gay.

Sumários de dez grupos de discussão separados por idioma divulgados nesta quinta-feira indicaram que muitos bispos querem mudanças na versão final do documento, que ainda trata de temas como coabitação, divórcio e controle de natalidade.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aécio e Dilma seguem com tiroteio verbal em novo debate na televisão

Tom agressivo repetiu o do primeiro confronto do segundo turno, na terça. Debate foi transmitido pelo SBT e organizado por UOL e rádio Jovem Pan.

Do G1, em Brasília

Os candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) durante intervalo de debate presidencial em São Paulo (SP) (Foto: Thiago Bernardes/Frame/Estadão Conteúdo)

Os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) voltaram a trocar agressões verbais nesta quinta-feira (16) no segundo debate entre presidenciáveis do segundo turno, transmitido pelo SBT e também organizado pelo portal UOL e pela rádio Jovem Pan. O tom foi semelhante ao do debate anterior, na última terça-feira, em que ambos se atacaram mutuamente. O G1acompanhou em tempo real.

No debate desta quinta, o presidenciável tucano disse em várias passagens que Dilma "mente" e que a campanha dela produz ofensas contras os adversários. "Quem mente é o senhor", respondia a presidente, candidata à reeleição, que após o debate sentiu um mal estar e teve de interromper uma entrevista.

Em um dos momentos mais tensos do debate, os candidatos trocaram acusações devido ao emprego de irmãos no serviço público. Dilma questionou o fato de a irmã de Aécio, Andreia, ter atuado no governo de Minas Gerais na época em que ele foi governador. "Ela era responsável pela gestão das verbas em todas as questões relativas a propaganda", afirmou a petista, que, a exemplo do debate anterior. destacou que o rival também empregou tia, tio e três primos no governo mineiro.
Aécio reagiu dizendo que a irmã assumiu o serviço de voluntariado de Minas Gerais, trabalhando sem remuneração, e fez referência ao irmão de Dilma, Igor Rousseff. "A senhora conhece o sr. Igor Rousseff? Seu irmão foi nomeado pelo prefeito Fernando Pimentel [do PT, que governou Belo Horizonte entre 2002 e 2009] e nunca apareceu para trabalhar. A diferença é que a minha irmã trabalha muito e não recebe nada. O seu irmão recebe e não trabalha", respondeu o tucano.

Os candidatos começaram a atingir um ao outro logo na abertura do debate, quando responderam à pergunta "Por que quer ser presidente da República?"

Aécio iniciou, dizendo que é candidato "para encerrar um ciclo de governo que fracassou". Disse que a educação e a saúde pioraram e que o Brasil é um "cemitério de obras inacabadas". Dilma devolveu afirmando que é candidata de um projeto contra a "exclusão", referindo-se aos governos do PSDB. "Faço parte de um projeto que construiu as bases para um Brasil moderno, mais inclusivo, mais produtivo", declarou.

Alckmin quer bônus para quem ficar abaixo de 20% de economia de água.

Fonte: g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014

Medida valerá para toda a região metropolitana e Campinas.
Governador diz que água não deve acabar em novembro.



O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou na manhã desta quinta-feira (16) que propôs à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) um bônus gradual para premiar também o usuário que não atingir a meta de 20% de redução na conta para obter o desconto.
Na proposta de Alckmin, o desconto será feito de acordo com o que foi economizado. A medida valerá para toda a região metropolitana e Campinas. “Nós propusemos isso a Sabesp, ela vai submeter ao conselho, mas acho que vai ser aprovado, e essa vai ser mais uma medida para a gente evitar desperdício”, disse Alckmin. 

A Sabesp disse ao G1 não ter detalhes sobre a proposta. De agosto para setembro, a porcentagem de residências que economizaram o suficiente para atingir o bônus caiu de 53 para 51%. Já o número de domicílios que aumentaram o consumo cresceu de 22 para 24%, no mesmo período, segundo a Sabesp.

Nesta quinta-feira, o sistema Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, estava com apenas 4,1 % de sua capacidade, considerando a 1ª cota do volume morto.

“Às vezes a pessoa reduziu o consumo 15%, 18% ou19%, mas não ganhou o bônus, não conseguiu chegar nos 20%, então acaba desanimando. Então, nós propusemos à Sabesp para que dê também bônus menores. Quem economizou 5%, terá 5% de redução da conta de água, além do que já economizou. Quem economizou 10%, terá 10% de redução da conta”, explicou Alckmin.

Debate entre Dilma e Aécio gera 1,2 mi de tweets em 5h

Com Dilma Rousseff (@dilmabr) e Aécio Neves (@AecioNeves) na corrida presidencial do segundo turno das eleições (#Eleições2014), algumas mudanças na atividade que os dois candidatos movimentam no Twitter ocorreram. Veja abaixo os números de cinco dias antes do primeiro turno (de 30 de setembro a 4 de outubro) e cinco dias depois da votação (de 6 a 10 de outubro) captados pela agência SmartPR.Primeiro dos encontros entre os dois candidatos à presidência que vão disputar o segundo turno, o debate da TV Bandeirantes (@BandTV) gerou mais de 1,2 milhão de Tweets das 19h15 de terça-feira até 0h20 de quarta-feira, considerando os principais termos e hashtags relacionados ao debate. 




Em comparação ao debate presidencial realizado pela @BandTV no primeiro turno, houve um aumento de 52% no volume de conversa. No primeiro turno, o #DebateDaBand gerou mais de 790 mil Tweets.

O maior pico de Tweets por Minuto (TPM) aconteceu às 23h11, quando Aécio pediu que Dilma elevasse o nível do debate. Nesse momento, foi gerado um total de 15.214 TPM.

Confira abaixo quais foram os momentos mais falados do #DebateDaBand no Twitter, medidos em TPM:

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dilma e Aécio se atacam no primeiro debate do 2º turno na televisão!

Hoje a tarde estava dando uma olhada nos sites de notícias, e essa me chamou a atenção. Dilma e Aécio se atacando no primeiro debate rumo ao 2º turno, coloquei abaixo um trecho do debate alfinetado dos dois candidatos.


FONTE: http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014


Candidatos a presidente se confrontaram na TV Bandeirantes, em SP.
Petista e tucano deram respostas duras um ao outro e trocaram acusações.


Os ataques entre os candidatos marcaram o primeiro debate presidencial do segundo turno entre Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), na noite desta terça-feira (14), na TV Bandeirantes. O G1 acompanhou em tempo real.

Por mais de uma vez, Aécio acusou Dilma de mentir. Afirmou que ela é "desinformada" e "leviana". Dilma disse que o adversário beneficiou um parente na construção de um aeroporto regional e apontou "nepotismo" do tucano.

Logo no primeiro bloco, Dilma responsabilizou o governo de Aécio em Minas pelo "desvio" de R$ 7,6 bilhões na saúde. De acordo com a petista, o valor está descrito na página do Tribunal de Contas de Minas Gerais na internet. Aécio rebateu, dizendo que teve todas as contas aprovadas pela Corte. “A senhora está desinformada. Todas as nossas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas”, afirmou Aécio.

O candidato tucano também disse ser atacado constantemente por Dilma durante a campanha e perguntou se ela não se arrepende dos "ataques tão violentos e tão crueis" aos adversários.

“Quem faz ataques é o senhor. Vocês distorcem. Dizem que foram os pais do Bolsa Família [...]. Nos bancos públicos, seu candidato a ministro da Fazenda diz que temos que mudar e no final diz que não sabe o que vai fazer com bancos públicos”, declarou Dilma. “A senhora deturpa aqui palavras do Arminio Fraga. O que vamos dar aos bancos públicos é transparência”, rebateu Aécio.

No segundo bloco, Aécio perguntou a Dilma sobre inflação. Ele disse que o governo perdeu o controle da inflação, que, segundo o tucano, cresceu durante o governo dela. "Como é que querem que eu acredite que, com o mesmo cozinheiro, vocês vão entregar a mesma receita?", indagou a presidente, em referência ao economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo Fernando Henrique Cardoso, antecipado por Aécio como futuro ministro da Fazenda caso ele ganhe a eleição. Dilma afirmou ter certeza de que, até o fim do ano, a inflação estará em 6,5%, dentro da meta.

Aécio se disse "impressionado" com a "obsessão" de Dilma por Fraga. "Felizmente já tenho um nome que sinaliza para a previsibilidade na nossa economia", declarou. "Para quem a previsibilidade? Previsibilidade para ter a maior taxa de desempregados, em 2002? Previsibilidade com desemprego?", questionou a candidata.

Aécio respondeu dizendo que Dilma insiste em olhar pelo retrovisor. "Seu governo chega ao final de forma melancólica", afirmou o tucano, para quem a rival "falta com a verdade".

Os dois também se confrontaram em relação ao tema corrupção, levantado por Aécio, que fez referência ao escândalo da Petrobras.

"É fundamental que saibamos tudo sobre esse processo da Operação Lava Jato", afirmou a candidata. Ela disse que o governo aprovou leis para aprofundar as investigações sobre corrupção. Aécio questionou Dilma sobre a demissão do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal e disse que ele recebeu elogios ao deixar a empresa.

Dilma pediu explicações a Aécio sobre o aeroporto no município de Claudio (MG), construído em um terreno que pertenceu a um tio do candidato. Aécio disse que queria falar nos olhos da candidata e afirmou: "A senhora está sendo leviana, leviana." Segundo ele, a obra foi feita em uma área desapropriada e disse que, até hoje, o tio reclama do valor estipulado para a indenização. "O Ministério Público Federal disse que a obra é correta", argumentou.

A petista apontou prática de nepotimo do rival e afirmou que Aécio emprega irmão, tia, tio e três primos no governo de Minas Gerais. "No governo federal, não tem um parente meu", declarou.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Bullying, um crime nas escolas

Crianças e adolescentes isolam, insultam, agridem colegas e expõem uma realidade alarmante: pais e colégios não sabem como lidar com agressões que começam cada vez mais cedo.


O termo é estranho, mas o significado é bem conhecido. A palavra bullying se refere às agressões e humilhações praticadas por um grupo de estudantes contra um colega, algo até comum no dia-a-dia escolar, mas que está longe de ser considerado normal. São xingamentos, ofensas, constrangimentos ou agressões físicas que geram angústia, sofrimento e podem causar danos psicológicos imensuráveis nas vítimas. Essas agressões, que costumavam aparecer na adolescência, estão sendo detectadas entre crianças, cada vez mais cedo. Tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, onde os altos muros que as separam do mundo externo, em vez de protegê-las dos perigos “de fora”, muitas vezes alimentam atos ainda mais violentos cometidos do lado “de dentro”, uma vez que os pais não costumam levar as ocorrências às delegacias.


Qual o perfil da vítima e do agressor? A psicopedagoga Maria Irene Maluf adverte para os padrões de comportamento. “Normalmente, a vítima tem um quadro de baixa auto-estima. O “cabeça” do grupo de agressores é o mais inteligente e nem sempre é o que bate. Os que agridem são meninos que têm necessidade de aceitação no grupo e temem ser a próxima vítima. Dificilmente teriam coragem de agredir sem a orientação do líder”, afirma. As meninas tendem a praticar o terror psicológico e a manipulação contra as colegas. Os meninos tendem a se autoafirmar pela força física e partem para a agressão contra os demais. Reféns do jogo de poder, raramente as vítimas contam aos pais o que está ocorrendo para evitar uma possível retaliação dos agressores, por temer ameaças à própria família ou para não serem vistos como o filho frágil em casa. Foi por medo de decepcionar os pais e sofrer agressões ainda mais violentas pelos colegas que um garoto de dez anos silenciou mesmo sendo vítima constante de bullying no colégio Rio Branco, um dos mais tradicionais de São Paulo. As agressões ocorriam dentro e fora da sala de aula. Começaram de forma sutil, com golpes com régua e flauta e o chamado “pedala”, que é o tapa na orelha.

Como as agressões não foram devidamente contidas e reprimidas pelos professores, inspetores e pela orientadora, elas se tornaram mais violentas, chegando aos pontapés. Intimidada pelo grupo, a vítima perdeu a capacidade de reagir. Ao tomar conhecimento do fato, a direção chamou as crianças agressoras, que confirmaram a prática de bullying sem que houvesse qualquer razão. Em seguida, seus pais foram convocados. Alguns caíram em prantos e outros se revoltaram ao saber que a escola não estava coibindo adequadamente desvios de conduta dos seus próprios filhos. Em relação à vítima, o que se colocou foi um pedido de desculpas, a promessa de um trabalho para fortalecê-la e a sugestão – e não oferta – de apoio psicológico. “Não cogitamos a expulsão dos agressores mesmo que o fato se repita. São crianças muito novas. Acreditamos que medidas educativas podem resolver a situação”, afirma Esther Carvalho, diretora-geral do Colégio Rio Branco, que não soube dizer por que a diretoria da escola não tomou conhecimento das agressões quando elas aconteceram.

Mesmo que a prática seja coibida nas escolas, os danos podem ser irreversíveis à criança. “O trauma permanece e gera uma baixa auto-estima no menor, que leva cerca de três anos para se recuperar. Algumas nem se recuperam”, alerta Maria Irene. Entre as conseqüências do pós-bullying, estão danos à capacidade de aprendizado, que pode se tornar superficial, dificuldades de concentração nas tarefas escolares – a criança pode ficar preocupada com a abordagem de agressores a qualquer momento – e um permanente complexo de perseguição, que pode se expandir para todas as áreas da sua vida. A omissão das escolas na solução dos problemas torna os casos cada vez mais graves. E, quando eles explodem, são erupções vulcânicas que causam um efeito perturbador em toda a instituição. Abalam as famílias das vítimas e também dos agressores.